segunda-feira, 12 de maio de 2008

Na pressão

O princípio básico da Litografia é uma lição fundamental de química, tão simples que já virou ditado popular: a água e a gordura se repelem.

A idéia é que, se fixarmos uma imagem qualquer usando material gorduroso sobre uma pedra calcária hidrófila, podemos nos aproveitar dos princípios de repulsão entre água e óleo pra imprimir essa mesma imagem numa folha de papel quantas vezes quisermos. Complicado? Pior que é. Muito mesmo. Nem consigo explicar. Ainda bem que existe wikipedia, e eu posso deixar esse link, que eles explicam por mim. ^_~

Mas enfim... Tô fazendo Lito na facul, e comprovando que essa é a matéria mais complicada do meu currículo. Porque o tempo é curto, o trabalho é árduo e muito, e a avaliação é muito exigente. O processo de gravação na pedra é lento e demorado, com muitas etapas, e ainda exige muito da gente na parte do desenho. Eles exigem desenhos muito bem-feitos e detalhados. Simplesmente não dá tempo de fazer tudo na aula e, como não dá pra levar a pedra pra casa, temos que ficar indo no atelier fora de horário pra ver se dá pra adiantar o trabalho.

E tudo isso, sem contar a impressão.

Hoje, eu fui lá imprimir meu segundo trabalho (eles exigem quatro). Foram seis horas de pura ralação. É um tal de corta papel, molha papel, passa goma na pedra, passa aguarrás na pedra, passa esponja na pedra, molha pedra, entinta pedra, tira excesso, limpa, coloca papel, baixa alavanca, gira manivela, aiii que dureza!, levanta alavanca, puxa bandeja, levanta papel, vê a impressão, folha de rosto, mata-borrão, tímpano, drogaaaa a marcação saiu do lugar!, marca de novo, começa tudo outra vez.

Resumindo, é um deus nos acuda. A prensa é tão dura que a gente usa o nosso peso pra puxar alavanca e girar manivela. Depois, os músculos viram inferno puro. Tô me sentindo como se tivesse passado por uma sessão de tortura medieval no cavalete. Ainda mais que o stress é grande, o tempo voa, e seis horas viram seis minutos. Saldo final: 11 impressões e músculos doloridos. Banho, dorflex e cama!

Mas, quer saber? Tô me amarrando.

Um comentário:

Henriette Roggeman disse...

*acabou de ler o link da wikipédia*
*tremendo*

Cara! Litografia parece ser coisa de doido! Tipo, dá medo total de ver isso ._. Você é doida de gostar, mas... parando pra pensar deve ser interessante mesmo, quando não se tem 666 trabalhos pra fazer em x tempo xDDD

*morde* O Blog tá a coisa mais linda!!! *aperrta*